Quero Maternizar

A cada dia experimento um pouco mais a Maternidade e nesse processo tenho entendido que ser mãe é querer, acima de qualquer outra coisa, a plenitude na vida do filho.

Maternizar pode ser traduzido como gravar no inconsciente do seu filho que ele está seguro. Seguro para crescer, errar, para acertar,  viver, se entristecer, etc .

Amor não é garantia de nada. Eu tenho uma responsabilidade e por isso preciso, buscar me conhecer mais à cada dia, elaborar os conflitos e equilibrar as emoções para nunca permitir uma comunicação falha, que gere culpa, que fira, que deprima ou que limite … não posso me permitir deixar nela marcas irreversíveis que talvez eu nunca vá percebê-las e reconhecê-las, nem repará-las.

Quero dar o Amor Certo e o limite necessário.

Quero que a felicidade dela esteja sempre acima da minha mesmo que isto me exija abandonar o egoísmo e a inconsequência para que à cada etapa eu consiga dar o meu melhor.

Vou buscar ser sempre o mais feliz que puder, pois assim garantirei não lançar sobre ela nenhuma das minhas frustrações.

Preciso cuidar de mim. Ela precisa de mim ou talvez eu dela, no entanto quero ser MUITO SAUDÁVEL pois preciso estar viva por muitos anos para acompanhá-la.

Quero estar presente quando ela tiver sonhos engraçados, pois vou sempre querer ouvi-los. Quero que ela livremente fantasie suas idéias infantis.

Quero conhecer seu primeiro amor e acreditar com ela que ele será o ultimo e o mais intenso, porque os sentimentos dela serão sempre sagrados.

Quero entender seus motivos, quando na rebeldia necessária da adolescência, ela ficar enfurecida e me julgar uma chata, pois vou trabalhar para que ela se sinta segura para expressar suas opiniões. O respeito se ensina de outras formas.

Quero orientá-la na decisão da graduação e que carreira seguir, respeitando suas escolhas e sugerindo caminhos, pois eu estarei sempre atenta às suas aptidões e talentos.

Quero estar disposta à acompanha-la nas provas de atletismo, ou nas consultas médicas, pois mesmo sem o intuito de ser sua melhor amiga, porque mãe ocupa outro papel, quero que ela saiba que me tem Sempre que precisar.

Quero festejar ardentemente suas conquistas. Por menor que sejam elas serão reconhecidas.

Quero estar presente nos momentos em que a minha opinião e aprovação forem necessárias. Com toda a minha sinceridade eu as darei, pois nos comunicamos não só com palavras e ela saberá se eu mentir.

Quero e devo estar presente nos momentos em que suas atitudes exigirem correção. Preciso percebê-las por mais sutis que sejam, pois o caráter se forma nos detalhes.

Quero estar presente quando ela fizer escolhas erradas, pois preciso orientá-la sem nunca me esquecer que ela precisará se sentir segura. E que ficar lembrando que eu já havia dito que não daria certo, só servirá para gerar culpa e nada mais.

Quero dar bronca. Sempre pelas atitudes dela e jamais julgá-la pelas tais. Eu sou a responsável pela formação da sua auto-estima, portanto preciso deixar claro, por exemplo, que ela precisa prestar mais atenção para resolver as tarefas de casa e jamais dizer que ela é burra por não conseguir fazê-los com sucesso.

Quero estar presente quando ela estiver triste. Como eu quero. Sem precisar perguntar nada, quero apenas acalentá-la.

Quero estar presente quando ela se sentir sozinha. A solidão fere a alma. Sei que a rotina não irá permitir que eu esteja lá em todos os momentos. Isto é bom para ensiná-la também a lidar com os problemas sozinha, mas quero sempre voltar, pois é necessário para sua saúde emocional que ela se sinta segura e amparada.

Quero estar presente sempre que ela adoecer, pois com bom ânimo vou apresentá-la uma forma suave de encarar doenças para que ela as passe quase que imperceptivelmente. As coisas têm sempre o grau de importância que damos à elas.

Quero estar presente em todos os momentos que ela precisar conversar, pois quero estimulá-la a falar de seus sentimentos, medos, emoções, etc. Isto me deixará mais próxima dela e a deixará mais distante de doenças.

Quero ser sua cúmplice. As vitórias dela vou repartir com os outros, mas os fracassos ela confiará que ninguém saberá, pois quando expomos a nossa vida, damos ao outro a liberdade de julgar, se intrometer e muitas vezes gerar um grande problema. A vida dela será o meu maior tesouro.

Quero estar presente quando ela se casar e formar sua própria família. Me esforçarei para que ela crie os vínculos necessários e “corte o cordão umbilical”, pois a família dela precisará disso. Precisará que ela pertença à eles e dê início a um novo ciclo, por mais doloroso para mim que isso possa ser.

Quero estar lá quando vier um bebê. E torço muito para que venha. Pois por toda a gestação tentarei fazê-la entender acerca da mudança que sua vida terá e que acima de tudo ela poderá contar comigo.

Farei questão de amá-la ainda mais, pois ela estará há um passo de conseguir entender o porquê foi tão necessário para mim estar presente em toda a vida dela.

Ela vai enfim entender o meu amor.

Ela PRECISA SER FELIZ. Esta foi a missão que Deus me deu. E irei cumprí-la Majestosamente.

Eis-me aqui Senhor. Que eu esteja sempre motivada a me conhecer, humilde para reconhecer tudo o que preciso mudar e corajosa para pedir ajuda se necessário. O restante, sei que meu AMOR se encarregará de conseguir.

AMO DEMAIS ESSA VOCAÇÃO.

Alessandra Sassá

6 thoughts on “Quero Maternizar

  1. Meu Deus!!! como pode tanto amor transparecer em palavras? foi isso que vc fez…..Ser mãe é dom de Deus, e um dia eu te disse ” a mulher que engravida (até sem querer) no fundo sempre desejou aquilo!!!!
    Parabéns pois tem dado a melhor parte que existe em vc a sua filha ” o amor”.
    bjus é realmente uma psicóloga nata!

  2. Dani, Depois que terminei fui ler e também me emocionei. Também senti que resultou em uma oração mesmo. Que maravilha seu comentário, quero MUITO ser usada para isso. Que Deus use e abuse Rssss. Nosso objetivo com o blog, além de fazer bem a nós mesmas, é ajudar e servir de exemplo para outras mulheres e pessoas. Realmente é meu coração nas palavras e fico muito feliz por ter conseguido deixar isso transparecer. Você sabe que pode contar sempre comigo. SEMPRE.

  3. Xanda, nossa essa é a oração de ser mãe, vc soube expressar o mais profundo dos nossos desejos, sonhos e planos para nossos filhos. Amei, chorei na alma quando vc falou da solidão, sabe quando nós disposmos nosso dom pra ser benção p outras pessoas o senhor Deus nos honra e promove cura em distâncias q nem imaginamos. Tenho tido libertação de medos e inseguranças com o q vc escreve, pois sei que é o que vc vive e sente de verdade. Vc tem sido uma grande psicóloga p mim e sei q vai ajudar muita gente a se encontrar e se sentir plena. Deus não escolhe só os capacitados, mas ele capacita os escolhidos que se dispõem a ser usados. Vc tenm cumprido um grande proposito de Deus, não fique esperando bênção, filha, sê tu uma bênçãos

Deixar um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s